Imagem de fundo

O projeto de um circuito eletro-hidráulico para acionamento de um motor hidráulico bidi...

O projeto de um circuito eletro-hidráulico para acionamento de um motor hidráulico bidirecional deverá girar no sentido horário, no anti-horário e parar a qualquer momento, utilizando dois botões de comando – um para o giro no sentido horário e outro para o sentido contrário. Quando os botões não estiverem acionados, o motor deverá permanecer parado.


De acordo com o projeto eletro-hidráulico apresentado, assinale a afirmativa INCORRETA.

A

Soltando-se o botão S1, seu contato normalmente aberto que havia fechado volta a abrir, interrompendo a passagem da corrente elétrica, o que desliga o solenoide Y1. Com o solenoide Y1 desligado, as molas centralizam o carretel da válvula direcional na posição que bloqueia o fluxo hidráulico, interrompendo o movimento do eixo do motor.

B

Para se conseguir as duas funções exigidas do motor hidráulico, é necessário utilizar uma válvula direcional de duas posições de comando: uma para o giro no sentido horário, outra para o sentido anti-horário para indicar o sentido do fluxo hidráulico. A válvula direcional utilizada, neste caso, possui 4/3 vias, com posição central fechada, acionada por dois botões e centrada por molas.

C

Acionando-se o botão S1, seu contato normalmente aberto fecha, permitindo a passagem da corrente elétrica que liga o solenoide Y1. Ao mesmo tempo, o contato normalmente fechado de S1, ligado em série com o contato aberto de S2, abre, impedindo que o solenoide Y2 seja energizado, enquanto Y1 estiver ligado. Com o solenoide Y1 em operação, a válvula direcional é acionada na posição paralela, fazendo com que o eixo do motor hidráulico gire no sentido horário.

D

Acionando-se o botão S2, seu contato normalmente aberto fecha, permitindo a passagem da corrente elétrica que liga o solenoide Y2. Ao mesmo tempo, o contato normalmente fechado de S2, ligado em série com o contato aberto de S1, abre, impedindo que o solenoide Y1 seja energizado, enquanto Y2 estiver ligado. Com o solenoide Y2 em operação, a válvula direcional é acionada na posição cruzada, fazendo com que o eixo do motor hidráulico gire no sentido contrário, ou seja, anti-horário.