Em uma planta industrial, um redutor de engrenagens
cilíndricas de dentes retos é utilizado para adequar
a rotação de um motor elétrico às necessidades de
velocidade angular e de torque de um equipamento de
bombeamento de fluidos.
Sabendo-se que o módulo de uma engrenagem de dentes
retos é definido como a razão do diâmetro primitivo pelo
seu número de dentes, e que a redução é feita em duas
etapas, com valor de redução total = (RT), tem-se que
A
para um dado par de engrenagens acopladas, os seus
módulos podem ser distintos, desde que os seus diâmetros
primitivos sejam iguais.
B
esse redutor, tendo perdas desprezíveis de potência,
tem a velocidade angular de saída dividida por (RT) e
o torque de saída multiplicado por (RT).
C
o cálculo da redução total (RT) desse redutor é feito
somando as reduções de cada uma das duas etapas.
D
cada par de engrenagens, para fazer redução
da velocidade angular, acopla engrenagens de
mesmo módulo, sendo que o diâmetro primitivo
da engrenagem de entrada é maior que o diâmetro
primitivo da engrenagem de saída.
E
ao acoplar um par de engrenagens de dentes retos
externos, o sentido de rotação da engrenagem de
entrada é mantido na engrenagem de saída.