Imagem de fundo

Em uma amostra aleatória de 20 000 avaliados do Enem 2011, foram analisados, por regres...

Em uma amostra aleatória de 20 000 avaliados do Enem 2011, foram analisados, por regressão linear múltipla, fatores que podem estar associados à nota em Matemática. Foram considerados os fatores Tipo de Escola (Privada e Pública) e Região (Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste), sendo construídas variáveis indicadoras (variáveis dummies), conforme representadas na primeira coluna da tabela a seguir, onde também são apresentados alguns resultados da análise de regressão:



Estimativa

Erro Padrão

Estat. t

Pr(>|t|)

(Intercepto)

455,3

2,2

203,1

< 2e-16

Escola Privada

103,1

1,5

67,5

< 2e-16

Região Nordeste

0,1

2,6

0,0

0,97

Região Sudeste

38,4

2,4

15,7

< 2e-16

Região Sul

32,8

2,7

11,9

< 2e-16

Região Centro-Oeste

21,4

3,1

6,8

7,65E-12


Com base nos resultados apresentados, é correto afirmar que

A

o coeficiente da Região Nordeste é não significante ao nível de significância de 0,05, o que significa que essa região não deve ser diferente da média das demais.

B

a estimativa da diferença média na nota em Matemática entre a Região Sudeste e a Região Norte é de 38,4 pontos, considerando escolas de mesmo tipo, ou seja, privadas ou públicas.

C

não é possível fazer predição da nota em Matemática para a Região Norte, porque não foi incluída variável indicadora para essa região.

D

o número de graus de liberdade dos resíduos é igual a 19.997.

E

as interpretações dos resultados estão prejudicadas porque não foram colocadas variáveis indicadoras para a Região Norte e para Escola Pública.