Ética é uma palavra de origem grega (éthos), que significa “caráter”. Ser ético, portanto, é ter caráter, é agir dentro dos padrões convencionais, é proceder bem, é não prejudicar o semelhante. Dentro da ética, que é um assunto amplo e genérico, encontramos especificamente o tema da ética profissional, que se caracteriza como sendo:
A parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo sobretudo a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social.
O conjunto de princípios, normas e regras que devem ser seguidos para que se estabeleça um comportamento moral exemplar.
O conjunto de normas éticas que formam a consciência de um ofício ou profissão e representam imperativos da conduta de quem a pratica.
A disciplina que procura determinar a finalidade da vida humana e os meios de alcançar, preconizando juízos de valor que permitem distinguir entre o bem e o mal.
A ciência que estuda os juízos morais referentes à conduta humana virtude caracterizada pela orientação dos atos pessoais segundo os valores do bem e da decência pública.