Paciente chega à farmácia apresentando pressão alta (160x100mmHg). O farmacêutico pede a ele que retorne novamente para que sejam realizadas novas medidas. O quadro se mantém após três aferições. O paciente relata não ter conseguido agendar atendimento médico, devido à falta do profissional em sua cidade. O farmacêutico então prescreve Captopril 25mg, 2 vezes ao dia para o paciente.
A atuação do farmacêutico está
errada, porque, de acordo com o artigo 14, do Código de Ética Farmacêutico, ao farmacêutico é proibido exercer simultaneamente a Medicina.
errada, porque, de acordo com o as “Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: hipertensão arterial sistêmica”, a primeira escolha de tratamento é a Hidroclorotiazida.
correta, porque, de acordo com a Resolução Nº 586, de 29 de agosto de 2013, o farmacêutico poderá realizar a prescrição de medicamentos, cuja dispensação não exija prescrição médica.
correta, porque, de acordo com o artigo 14, do Código de Ética Farmacêutico, se o farmacêutico se negar a prescrever, poderá praticar ato profissional que cause dano físico, caracterizado como negligência, caso o paciente viesse a sofrer um infarto.