Uma interação medicamentosa ocorre quando são administrados dois ou mais fármacos simultaneamente e seu efeito é modificado em comparação ao seu uso isolado. A maioria das interações não são previstas e podem causar efeitos prejudiciais ou até mesmo a perda do efeito terapêutico desejado, porém efeitos benéficos também podem ocorrer. Assinale a alternativa que descreve corretamente um exemplo de interação medicamentosa.
O sinergismo ocorre quando um fármaco potencializa o efeito do outro. Nessa situação a associação resulta em adição ou potencialização dos efeitos, sejam eles tóxicos ou não. Um exemplo clássico de sinergia benéfica é: sulfametoxazol + trimetoprima.
O antagonismo ocorre quando um fármaco anula o efeito do outro. Pode ser utilizado para combater o efeito adverso de algum fármaco. Em alguns casos, o antagonismo pode ser útil e desejável, por exemplo os benzodiazepínicos como antagonistas do flumazenil.
O agente antifúngico cetoconazol é um potente indutor do CYP3A4 e de outros CYP. A administração simultânea de cetoconazol e inibidores da protease do HIV reduz a depuração do inibidor da protease e aumenta sua concentração plasmática com risco de causar efeitos tóxicos.
Antibióticos macrolídeos inibem o metabolismo da varfarina. A ação da varfarina é então prolongada diminuindo o risco de sangramentos.
As quinolonas como o ciprofloxacino podem inibir o metabolismo hepático da teofilina diminuindo sua toxicidade.