O ciclo logístico da assistência farmacêutica revela as diversas etapas do medicamento em sequência, em que se mostra que uma fase é dependente da anterior e pode influenciar as seguintes. As etapas que o compõem são seleção, programação, aquisição, armazenamento, distribuição, prescrição e uso.
Acerca desse ciclo, assinale a alternativa correta.
Mesmo em situações de emergência, a licitação de medicamentos e produtos para saúde é imprescindível e insubstituível, com risco de haver complicações de caráter legal, conforme estabelecido na Lei no 8.666/1993, e respectivas atualizações.
A programação é realizada para prever o que será consumido durante um período futuro. O consumo histórico não é o recurso mais indicado para fazer a programação, uma vez que pode haver eventos inesperados e a necessidade maior de alguns itens, como o que houve no ano de 2020, com a pandemia por coronavírus.
A seleção de medicamentos é realizada por equipe multidisciplinar e deve ser fundamentada na eficácia, na segurança e no custo dos produtos para saúde disponíveis no mercado brasileiro.
A prescrição é um ato médico, mas pode ser exercido por outras profissões, como a farmacêutica, de acordo com a Resolução CFF no 586/2013, que estabelece que o farmacêutico pode prescrever medicamentos, desde que haja protocolos de tratamento pré-estabelecidos.
A dispensação é um ato farmacêutico de simples entrega de medicamentos e produtos para a saúde conforme a prescrição. As informações necessárias quanto aos medicamentos estão na bula, sendo desnecessária qualquer orientação adicional.