

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
É sabido que alimentos como queijos devem ser evitados por pacientes que fazem uso de inibidores de monoaminooxidases (IMAO). O motivo para tal recomendação se deve ao fato de que este tipo de alimento apresenta:
uma monoamina chamada tiramina, que serve de substrato para monoaminoxidases. A inibição enzimática promove um acúmulo de tiramina, que acarreta, por sua vez, a liberação de norepinefrina de seus estoques nos terminais sinápticos, e consequentemente, taquicardia, hipertensão e cefaleia.
dopamina, que é uma monoamina, substrato para monoaminoxidases. A inibição dessa enzima promove um aumento de liberação de epinefrina dos seus estoques nos terminais sinápticos, o que explica o aumento da pressão arterial, após ingestão de queijos e também de chocolates.
alta concentração de serotonina. A ingestão concomitante de queijos, principalmente os defumados, com antidepressivos IMAO promove um aumento do estado depressivo do paciente levando a uma perda da eficácia do medicamento.
epinefrina, responsável pelo aumento da pressão arterial, principalmente após ingestão de queijos mais amarelos.