Os Serviços Farmacêuticos na Atenção Primária à Saúde, “é o conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando acesso e seu uso racional”.
Essa definição, extraída do Art. 1º, inciso III, da Resolução 338/2004, do Conselho Nacional de Saúde, aprova a Política Nacional de Assistência Farmacêutica.
De acordo com o texto, é correto afirmar que
o segmento farmacoterapêutico é um processo de assistência ao paciente, no qual o farmacêutico se responsabiliza pelas necessidades relacionadas a medicamentos e aos dados clínicos do usuário.
a dispensação, o acompanhamento farmacoterapêutico e a orientação farmacêutica estão entre as atribuições do farmacêutico do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), segundo o DAB/MS.
o medicamento é o elemento essencial na busca da garantia da atenção integral, integrada e contínua das necessidades e problemas de saúde da população.
a presença do farmacêutico, associada à promoção, prevenção e tratamento de saúde e à atenção contínua de indivíduos, famílias e comunidades, ainda é uma realidade na Atenção Primária à Saúde, no SUS.