Em análises forenses, a técnica de extração de headspace (HS) é largamente empregada. Nos sistemas de cromatografia em fase gasosa modernos, há a possibilidade de acoplamento nos amostradores automáticos dos equipamentos. A respeito dos fundamentos dessa técnica e suas aplicações analise as afirmativas a seguir:
I. Essa técnica envolve o equilíbrio de analitos voláteis entre uma fase líquida ou sólida e uma fase vapor localizada acima desta. A amostra é aquecida em um frasco (vial) hermeticamente fechado até que se alcance o equilíbrio entre as fases; em seguida, a fase líquida ou sólida é coletada e injetada no cromatógrafo a gás.
II. O HS pode ser utilizado na análise de compostos voláteis presentes em matrizes diversas; nas análises forenses, é empregado na detecção de solventes orgânicos e álcool etílico em amostras biológicas, por exemplo.
III. O HS pode ser acoplado à microextração em fase sólida (HSSPME) com o objetivo de aumentar a seletividade da técnica. Nessa aplicação, os analitos volatilizados aderem a uma fibra de sílica fundida, revestida por uma fase estacionária que é mantida em contato com o headspace.
Assinale
se todas as afirmativas estiverem corretas.
se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
se apenas a afirmativa II estiver correta.
se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
se apenas a afirmativa III estiver correta.