Quanto à logística de medicamentos, em uma farmácia hospitalar, assinale a alternativa correta.
Para fazer uma programação de medicamentos adequada, o melhor método é o epidemiológico, uma vez que o consumo histórico pode gerar erros, quando acontecem calamidades sanitárias, como a pandemia por coronavírus.
O almoxarifado deve estar localizado, idealmente, no subsolo do hospital, pois facilita a descarga de medicamentos e produtos para saúde.
O sistema de distribuição em uma farmácia hospitalar deve ser adequado à sua estrutura física e priorizar a agilidade no fornecimento do medicamento e a facilidade de entrega para as unidades de atendimento ao paciente.
A aquisição no setor público é complexa e regulamentada pela Lei no 8.666/1993, que institui as normas para licitação. No entanto, quando o medicamento, por exemplo, tiver um fornecedor exclusivo, comprovado por carta emitida por órgão sanitário, pode haver inexigibilidade de licitação.
Em hospitais privados, a aquisição de medicamentos e produtos para saúde pode ser feita por meio de pesquisa de preços realizada no mercado. Dessa forma, a compra não fica condicionada às normas preestabelecidas e há liberdade para adquirir, conforme o preço mais vantajoso.