S.D., 66 anos, apresenta histórico médico de hipertensão, diabetes mellitus e dislipidemia. Ela traz consigo o MRPA (monitoramento residencial da pressão arterial) solicitado pelo farmacêutico na consulta passada: média = 149/89 mmHg, FC = 60 bpm. Faz uso de: enalapril 20 mg 2x ao dia; hidroclorotiazida 25 mg 1x ao dia; AAS 100 mg 1x ao dia; sinvastatina 40 mg 1x ao dia e metformina 850 mg 2x ao dia. Considerando que a paciente apresenta boa adesão às terapias farmacológica e não farmacológica, não faz uso de outros medicamentos, tampouco apresenta outros problemas de saúde, assinale a alternativa correta.
O farmacêutico deve sugerir ao médico a prescrição de carvedilol, uma vez que a pressão arterial se encontra fora das metas terapêuticas.
O farmacêutico deve sugerir ao médico o aumento da dose de enalapril, uma vez que a pressão arterial se encontra fora das metas terapêuticas.
A paciente apresenta um risco cardiovascular moderado, portanto sua meta pressórica é <150/90 mmHg
O farmacêutico deve sugerir ao médico a inclusão de losartana à farmacoterapia prescrita para melhorar o controle pressórico.
O farmacêutico deve sugerir ao médico a prescrição de anlodipino para melhorar o controle pressórico.