O Sistema de gestão da qualidade é uma ferramenta utilizada para gerenciar todos os itens que possam afetar a qualidade de um laboratório. Desse modo, é INCORRETO afirmar que
o Procedimento Operacional Padrão (POP) é um documento do Sistema que é passível de revisão, ao passo que um registro é a evidência de determinada atividade e retrata um momento, não sendo passível de revisão.
Controle Interno da Qualidade é o conjunto de procedimentos empreendidos em um laboratório clínico, em associação com o exame da amostra dos pacientes, para avaliar se o sistema está operando dentro dos limites de tolerância predefinidas, assegurando sua precisão.
o Programa de Controle Externo da Qualidade (PCEQ) consta da utilização de amostras-controle de valores desconhecidos para serem dosadas pelos laboratórios clínicos e posteriormente comparadas com outros que utilizam a mesma metodologia.
o Manual de Sistema de Qualidade é o principal documento desse sistema, pois apresenta toda a estrutura de funcionamento do laboratório, incluindo todos os procedimentos e suas inter-relações.
o teste de proficiência tem por objetivo assegurar que os resultados laboratoriais se situem o mais próximo possível do valor real dos analitos analisados. Avalia o processo analítico, incluindo as atividades pré ou pós-analíticas dos laboratórios clínicos.