O sistema imunológico é constituído por uma complexa rede de células e moléculas, dispersas por todo o organismo e se caracteriza, biologicamente, pela capacidade de reconhecer, especificamente, determinadas estruturas moleculares, ou antígenos e desenvolver uma resposta efetora diante destes estímulos, provocando a sua destruição, ou inativação. Isso ocorre pela ativação das células efetoras e produção de anticorpos. Sobre o Sistema imunológico, é correto afirmar:
A imunidade humoral, relaciona-se às várias linhagens de linfócitos e macrófagos, formados a partir de uma reação a um agente infeccioso.
A principal vantagem da imunização ativa é a disponibilidade imediata de grandes quantidades de anticorpos, pré formados, em outros organismos.
Os antígenos são substâncias proteicas formadas a partir do contato do organismo com agentes infecciosos, ou substâncias estranhas, capazes de estimular a resposta imune.
Os anticorpos possuem, como principal função, a proteção contra agentes infecciosos, ou seus produtos, pois têm a capacidade de neutralizar toxinas, vírus e opsonizar micro-organismos.