Curare é um veneno que contém compostos bloqueadores da transmissão neuromuscular sendo, historicamente, encontrado na ponta das flechas dos índios da América do Sul. Assinale a alternativa que melhor explica por que a carne de animais mortos com uso dessas flechas era segura para o consumo humano.
As principais espécies animais da cadeia alimentar dos índios têm na pele enzimas proteolíticas zinco-dependentes que eliminam lenta e parcialmente os compostos do curare com ação bloqueadora da transmissão neuromuscular.
Compostos do curare com ação bloqueadora da transmissão neuromuscular são amônias quaternárias e bases fortes; após administração oral, são pouco absorvidas pelo trato gastrointestinal dos índios, sendo eliminada pelas fezes.
Compostos do curare com ação bloqueadora da transmissão neuromuscular são pró-drogas; após administração oral, são rapidamente inativados por enzimas da parede do intestino dos índios, processo referido como eliminação “pré-sistêmica”.
O principal composto do curare com ação bloqueadora da transmissão neuromuscular é a d-tubocurarina, alcaloide hidrossolúvel que, após a administração oral e completa absorção passiva no trato gastrointestinal, se distribui lenta e parcialmente para os rins, onde se acumula inalterado.
Após administração oral, os compostos do curare com ação bloqueadora da transmissão neuromuscular têm grande volume de distribuição e forte ligação a albumina do plasma, portanto são atingidos níveis sub terapêuticos no sitio de ação e com rápida eliminação pela urina dos índios.