Imagem de fundo

Sobre o teste de sensibilidade a antimicrobianos por disco-difusão em ágar e os resulta...

Sobre o teste de sensibilidade a antimicrobianos por disco-difusão em ágar e os resultados do exame, analise as afirmativas a seguir.


I. A comunicação articulada entre o laboratório de microbiologia e o farmacêutico clínico em relação aos resultados do exame é uma ação favorável para a prevenção do surgimento de cepas multirresistentes.

II. O relatório do antibiograma feito pelo farmacêutico hospitalar deverá atender às possibilidades de acesso aos antimicrobianos segundo o Guia Farmacoterapêutico disponível na unidade.

III. O relatório do antibiograma feito pelo farmacêutico hospitalar deverá atender às necessidades clínicas específicas do paciente, omitindo a sugestão de antimicrobianos com perfis de segurança desfavoráveis para ele.

IV. O valor medido da zona de inibição é comparado com critérios padronizados, a fim de categorizar as amostras bacterianas em sensíveis ou resistentes frente à presença de um grupo de antimicrobianos testados e determinar a Concentração Inibitória Mínima (CIM).

V. Por ser um teste quantitativo, os resultados do exame permitem ao prescritor definir a dose do antimicrobiano que resultará na melhor resposta terapêutica para o paciente evitando, assim, a ocorrência de RAMs.


Está INCORRETO o que se afirma apenas em

A

I e II.

B

II e III.

C

IV e V.

D

II, III e IV.

E

III, IV e V.