Sobre o Balanço de Medicamentos Psicoativos e de outros sujeitos a controle especial – BPMPO constante na Portaria nº 344/98 é correto afirmar que
as farmácias de unidades hospitalares, clinicas médicas e veterinárias, ficam dispensadas da apresentação do balanço de medicamentos psicoativos e de outros sujeitos a controle especial (BMPO).
é permitido a utilização de ajustes como fator de correção e de equivalência, quando for atualizar o balanço de substancias psicoativas e outras substancias sujeitas a controle especial – (BSPO).
o BMPO destina-se ao registro exclusivamente de vendas de medicamentos a base de substancias constantes das listas de entorpecentes e psicotrópicos constantes na Portaria MS nº 344.
a farmácia deve manter no seu estabelecimento a escrituração informatizada e atualizada os registros específicos de medicamentos sujeitos a controle especial, em um único arquivo, numerado e com termo de abertura.
as substancias constantes no regulamento técnico descrito na Portaria MS nº 344/98 deve guardados sob chave, em local seguro e exclusivo, sob a responsabilidade do farmacêutico ou a outro profissional de saúde, exclusivamente delegado por ele.