Cilindros são os únicos elementos encontrados no sedimento urinário que são exclusivos do rim. Eles são formados, principalmente, por proteínas secretadas pelos túbulos contorcidos distais e ductos coletores. Em situações de estase do fluxo urinário, eles se tornam mais espessos, incorporando os componentes presentes na urina, sendo assim um retrato das condições dentro do néfron. Cilindros não são encontrados em grande quantidade no sedimento urinário, mas quando os são, podem indicar alguma doença renal. Associe as colunas relacionando os tipos de cilindros, às suas respectivas interpretações clínicas.
Tipos de cilindro
(1) Cilindro hialino
(2) Cilindro epitelial
(3) Cilindro granuloso
(4) Cilindro ceroso
Interpretações clínicas
( ) É representativo da estase urinária extrema, indicando insuficiência renal crônica.
( ) É o tipo mais frequente, composto quase que integralmente pela proteína de Tamm-Horsfall. Podem aumentar em situações de exercício extenuante, desidratação, exposição ao calor e estresse emocional. Patologicamente, aumentam em número na glomerulonefrite aguda, pielonefrite, doença renal crônica e insuficiência cardíaca congestiva.
( ) Por permanecer muito tempo na luz dos túbulos, este cilindro resulta da desintegração das diferentes células a ele aderidas.
( ) É formado por células dos túbulos renais, representam presença avançada de destruição tubular. Está associado à intoxicação por metais pesados, substâncias químicas ou drogas, infecções virais e rejeição de aloenxerto
A opção que contém a sequência correta dessa classificação é:
(1); (2); (4); (3).
(4); (1); (3); (2).
(3); (4); (1); (2).
(4); (1); (2); (3).