A maioria das bactérias pode ser cultivada em laboratório, utilizando-se meios nutrientes. No entanto, diferentes espécies de bactérias variam extensivamente quanto às exigências nutricionais mínimas. Sobre a classificação dos meios de cultura, analise as afirmativas a seguir.
I. São ricos em nutrientes e, por isso, permitem que as bactérias de uma amostra clínica aumentem em número, possibilitando, assim, o seu melhor isolamento. O caldo Brain Heart Infusion (BHI) é um exemplo.
II. A composição é isenta de nutrientes, contém um agente redutor e uma substância com poder de tamponamento. São exemplos os meios de Stuart e o Cary-Blair (semissólido).
III. É capaz de impedir o desenvolvimento de outros germes através da adição de um componente químico específico, como corantes, antibióticos, ou demais inibidores para algumas bactérias. O Agar sal manitol trata-se de um exemplo.
IV. Possibilita distinção entre alguns grupos bacterianos devido à existência de substâncias que permitem uma distinção visual presuntiva (mudanças na coloração ou na morfologia das colônias). São exemplos Agar Eosin Methylene Blue (EMB) e Agar MacConkey (MC).
As descrições se referem, respectivamente, a
I. Meio indicador II. Meio de enriquecimento III. Meio diferencial IV. Meio seletivo.
I. Meio de enriquecimento II. Meio de triagem III. Meio diferencial IV. Meio seletivo.
I. Meio de enriquecimento II. Meio de transporte III. Meio seletivo IV. Meio diferencial.
I. Meio de triagem II. Meio seletivo III. Meio de estocagem IV. Meio de enriquecimento.
I. Meio de estocagem II. Meio de transporte III. Meio de estocagem IV. Meio de triagem.