Entende-se por perfis bioquímicos uma coletânea de exames agrupados que, diante de uma situação clínica específica, são solicitados pelo prescritor para verificação e avaliação da existência de anormalidades fisiopatológicas no organismo humano.
Fonte: ALVARENGA, Felipe Queiroz. Bioquímica clínica. 2022.
Considere o contexto do enunciado para correlacionar corretamente os exames agrupados em cada perfil bioquímico expressos nos itens de I a V com as respectivas suspeitas de anormalidades e/ou indicações que justificam a sua solicitação.
I. Glicemia em jejum, HBA1c, TOTG, peptídeo C.
II. TGO, TGP, GGT, Bilirrubinas.
III. CEA, CA-125, CA19-9.
IV. Ferro, ferritina, transferrina, hemograma.
V. Na+ , K+ , Cl- , Mg2+, Ca2+ .
Os perfis bioquímicos e suas respectivas indicações para realização estão descritos corretamente em:
I – diagnóstico de diabetes mellitus; II – investigação de anormalidades esplênico-pancreáticas; III – investigação e avaliação de estadiamento de carcinomas prostáticos; IV – avaliação de anemia carencial megaloblástica; e V – avaliação eletrolítica numa desidratação.
I – diagnóstico diferencial do diabetes insipidus; II – investigação de anormalidades pancreáticas; III – investigação e avaliação de estadiamento de carcinomas uterinos; IV – avaliação de anemia perniciosa; e V – avaliação eletrolítica para distúrbios renais.
I – suspeita e controle de diabetes mellitus gestacional; II – investigação de anormalidades hepato-pancreáticas; III – investigação e avaliação de estadiamento de carcinomas mamários; IV – avaliação de anemia carencial ferropênica; e V – avaliação eletrolítica de distúrbios cardíacos.
I – suspeita e controle de diabetes mellitus; II – investigação de anormalidades hepatobiliares; III – investigação e avaliação de estadiamento de carcinomas escamosos uterinos; IV – avaliação de anemia carencial ferropênica; e V – avaliação eletrolítica numa desidratação.
I – diagnóstico de diabetes mellitus; II – investigação de anormalidades nefrológicas; III – investigação e avaliação de estadiamento de carcinomas hepáticos; IV – avaliação de anemia ferropriva; e V – avaliação eletrolítica numa desidratação.