O hemograma é um exame laboratorial que analisa informações sobre diferentes grupos celulares sanguíneos, que, juntamente com os dados clínicos, permite conclusões diagnósticas e prognósticas de grande valia para o profissional de saúde. O hemograma é composto por três determinações que incluem: o eritrograma (avaliação dos eritrócitos ou série vermelha), o leucograma (avaliação dos leucócitos ou série branca) e a avaliação das plaquetas (trombócitos ou série plaquetária). Em relação ao hemograma, assinale a alternativa correta:
A determinação de hemoglobina é realizada pelo método da cianometahemoglobina, a qual é capaz de dosar todas as suas formas, exceto a carboxihemoglobina.
A análise quantitativa dos eritrócitos (contagem de eritrócitos) permite o diagnóstico laboratorial das anemias em conjunto com o volume corpuscular médio (VCM).
A coagulação parcial da amostra de sangue ou a agregação plaquetária, por dificuldade na coleta de sangue, pode levar a resultados falsamente elevados de plaquetas.
O leucograma avalia as contagens global e diferencial (valores relativos e absolutos) dos leucócitos, bem como a morfologia dos neutrófilos, linfócitos e monócitos.
A análise morfológica de leucócitos permite a identificação de desvio à esquerda, o qual é caracterizado por excesso de linfócitos imaturos na corrente sanguínea.