Os anti-inflamatórios não estereoidais inibidores das ciclo-oxigenases (COX) representam a classe de fármacos mais comumente utilizada. A COX corresponde a uma classe de enzimas que apresentam duas isoformas principais: a COX-1 e a COX-2. Existe uma grande discussão entre a inibição seletiva ou não da COX pelo fato de a mesma, além de participar dos eventos inflamatórios, ter papel fundamental na manutenção da homeostase do organismo. A inibição seletiva da COX-2 surgiu com o intuito de reduzir os efeitos adversos gastrintestinais de uma inibição não seletiva. Porém, a inibição exclusiva da COX-2 ocasionou complicações cardiovasculares, fato este que levou a retirada de alguns desses fármacos do mercado.
FONTE: MENDES, et al. Inibição seletiva da ciclo-oxigenase-2: riscos e benefícios. Revista Brasileira de Reumatologia, v. 52, n. 5, p. 767-782, 2012.
Baseado nos seus conhecimentos a cerca desse assunto, avalie as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que traz as CORRETAS:
I. A cicloxigenase-1 se encontra amplamente distribuída no organismo, enquanto que a cicloxigenase-2 está presente em maior quantidade durante estímulos inflamatórios.
II. Os inibidores seletivos da COX-2, além de inibirem a cicloxigenase, também apresentam ação sobre a lipoxigenase aumentando sua eficácia terapêutica.
III. Ibuprofeno é um fármaco muito ou altamente seletivo para COX-1, enquanto que o diclofenaco é muito ou altamente seletivo para COX-2.
IV. O naproxeno, a nimesulida, o meloxicam são inibidores da COX-2, mas também apresentam ação sobre a COX-1.
II e III
I e II
III e IV
I e IV