Um dos fatores capaz de alterar a resposta a fármacos consiste na administração concomitante de outros fármacos. Existem vários mecanismos pelos quais os fármacos podem interagir; todavia, esses mecanismos podem, em sua maior parte, ser classificados em farmacocinéticos, farmacodinâmicos, ou toxicidade combinada. O conhecimento do mecanismo é quase sempre clinicamente útil, visto que o mecanismo pode influenciar tanto no decurso cronológico quanto nos métodos para evitar a interação. NÃO corresponde a um mecanismo de interação entre fármacos:
A absorção gastrointestinal de fármacos pode ser afetada devido ao uso concomitante de outros agentes que alteram o pH gástrico.
A excreção renal de certos fármacos que são ácidos ou bases fracos pode ser influenciada por outros fármacos que afetam o pH urinário.
Os mecanismos, através dos quais as interações entre fármacos alteram a sua distribuição, incluem a competição pela ligação às proteínas plasmáticas.
Em geral, a inibição do metabolismo de fármacos ocorre mais lentamente do que a indução enzimática e pode começar apenas com altas concentrações hepáticas do inibidor.