Sobre o arsenal terapêutico que compõe a classe dos antimicrobianos, considere as seguintes afirmativas:
1. O grupo de antimicrobianos classificados como beta-lactâmicos possui em comum no seu núcleo estrutural o anel beta-lactâmico, o qual confere atividade bactericida aos fármacos de classes como das penicilinas, cefalosporinas, carbapenêmicos e quinolonas.
2. Entre os principais mecanismos que conferem resistência de algumas bactérias aos beta-lactâmicos está a produção das enzimas denominadas como beta-lactamases.
3. Azitromicina, claritromicina e eritromicina são antibióticos da classe dos macrolídeos e podem ser utilizadas como alternativa terapêutica em pacientes alérgicos à penicilina em pneumonias por pneumococo.
4. Ciprofloxacino, levofloxacino e moxifloxacino são antibióticos da classe das quinolonas e não são recomendados para infecções do trato urinário nem para osteomielites, podendo ser utilizados prioritariamente para infecções causadas por micobactérias.
5. O metronidazol é um antibiótico com atividade contra bactérias anaeróbicas estritas, podendo ser utilizado no tratamento da colite pseudomembranosa.
6. O grupo dos glícopeptídeos tem como um de seus representantes a vancomicina que, apesar do seu potencial nefrotóxico, é utilizada no tratamento de infecções causadas por estafilococos resistentes à meticilina.
Assinale a alternativa correta.