Imagem de fundo

A maioria dos fármacos promove seus efeitos devido à sua interação com as macromolécula...

A maioria dos fármacos promove seus efeitos devido à sua interação com as macromoléculas do organismo (enzimas, receptores farmacológicos). Tais interações promovem alterações da função do componente macromolecular que, por sua vez, levam às alterações bioquímicas e fisiológicas características da resposta ao fármaco. A depender da eficácia intrínseca dos fármacos, ao interagirem com os receptores, eles podem ser agonistas ou antagonistas.

Sobre o agonismo e antagonismo dos fármacos, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Um agonista parcial não tem aplicabilidade terapêutica, uma vez que não tem a capacidade de produzir uma resposta plena em qualquer dose, como também pode inibir a resposta máxima de um agonista pleno.

( ) A eficácia relativa de dois agonistas no receptor é quantificada quando os dois fármacos não produzem a resposta máxima característica do receptor, e é uma propriedade que depende unicamente da sua eficácia.

( ) Todo antagonismo ocorre de forma reversível, dependendo da afinidade do agonista e do antagonista ao receptor, e também da concentração de cada um deles na região do sítio de ligação primário do receptor.

( ) O antagonismo alotópico é do tipo não competitivo e ocorre quando o antagonista produz seu efeito ao se ligar a um sítio receptor diferente daquele usado pelo agonista primário, reduzindo a afinidade do receptor por este agonista.

( ) É possível comparar a potência relativa de dois fármacos agonistas com a mesma eficácia no mesmo receptor, e com respostas sinalizadoras subsequentes iguais, através da determinação, e comparação da meia concentração eficaz máxima (EC50), capaz de produzir determinado efeito para cada um dos fármacos.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

A
V F V F V
B
V V F V F
C
F F V F V
D
F V F V V
E
F V V V F