As técnicas de imunoprecipitação permitem identificar e até quantificar precipitados resultantes da interação antígeno-anticorpo. Nessa técnica é necessário que a molécula antigênica seja multivalente quanto ao número de epítopos e, preferencialmente, os anticorpos sejam policlonais. Das alternativas apresentadas abaixo, assinale a alternativa CORRETA quanto as técnicas de imunoprecipitação.
I. Entre os vários fatores físico-químico e imunológico que interferem na quantidade de precipitado formado, os principais são a concentração de antígeno e anticorpo.
II. O máximo de precipitação é observado quando as quantidades de antígeno e de anticorpo são equivalentes, diminuindo na presença de excesso de um outro componente.
III. A curva de precipitação clássica pode ser obtida quando ao anticorpo em concentração constante se adiciona o antígeno em diferentes concentrações.
IV. A precipitação será máxima na zona de equivalência ou de proporções ideias de antígeno e anticorpo e, a medida que se acrescenta mais antígeno, o imunocomplexo se dissolve.
Todas as afirmativas estão corretas.
Todas as afirmativas estão incorretas.
Apenas as afirmativas I e II estão incorretas.
Apenas a afirmativa I está incorreta.