Um paciente do sexo masculino, 60 anos, portador de doença renal crônica, realizando hemodiálise três vezes na semana, manifestou quadro de enjoo e cefaleia antes da primeira hemodiálise da semana. Apresentava-se hipertenso e os exames revelaram:
Antes da diálise Após a diálise Valor de referência
Hemoglobina: 7,0 g/dL 10,0 g/dL 12 - 16 mg/dL
Ureia:80 mg/dL 35 mg/dL 16 - 40 mg/dL
Creatinina: 3,0 mg/dL 1,8 mg/dL 0,6 -1,2 mg/dL
Em relação a este caso, a variação dos exames laboratoriais pode esclarecer que
a sintomatologia podia estar relacionada à hiperuremia e à hipertensão, enquanto a baixa hemoglobina pode ser devida à baixa produção de eritropoietina e à hemodiluição.
o quadro sintomatológico é típico da anemia causada pela perda sanguínea renal, o que fica evidenciado com a melhora do quadro laboratorial após a diálise.
a anemia severa observada é revertida com a diálise que melhora a função renal e os demais parâmetros laboratoriais, enquanto a hipertensão é a responsável pela sintomatologia.
as dosagens de ureia e creatinina são as responsáveis pela sintomatologia, porém há erro na medição da hemoglobina, pois não se observa variação significativa em tão pouco tempo.
a sintomatologia é comum nesse tipo de paciente e não está relacionada, diretamente, a nenhum dos parâmetros laboratoriais.