Os fatores da coagulação são proteínas circulantes do sangue, atuando como enzimas, mas que normalmente encontram-se inativas. Todo o processo desencadeado por estes fatores da coagulação depende da ativação de um fator para ativação do seguinte, por isso, este processo também é denominado de cascata da coagulação. O objetivo final de todas as ativações dos fatores é a transformação do fibrinogênio em fibrina, com a formação de uma rede e consolidação do plug plaquetário em um coágulo de caráter mais duradouro do que o primeiro. Leia atentamente as alternativas abaixo e assinale a correta.
Os Fatores da coagulação que participam da via comum são os fatores X, V, protrombina e fibrinogênio.
A Via extrínseca da coagulação é estimulada pelo contato entre o sangue e o colágeno subendotelial ou um corpo estranho. Participam da via intrínseca os fatores XII, XI, IX, VIII.
O fator da coagulação que participa da via intrínseca é o fator VII.
Os fatores XI, IX, VII, e X são ditos vitamina K-dependentes, pois proporciona ligação aos íons de cálcio para ativação dos referidos fatores.
O tempo de tromboplastina parcial ativada (TTPA) avalia defeitos da via extrínseca da coagulação. É útil também no controle do uso terapêutico de heparina e na avaliação da presença de anticoagulantes circulantes e pode apresentar-se alterado também quando ocorre comprometimento da via final comum.