Imagem de fundo

O estado nutricional de ferro pode ser avaliado por outros exames laboratoriais, em acr...

O estado nutricional de ferro pode ser avaliado por outros exames laboratoriais, em acréscimo ao hemograma. Os vários testes disponíveis frequentemente refletem diferentes aspectos do metabolismo do ferro. Com relação aos ensaios bioquímicos que investigam estado carencial nutricional relativo ao ferro, é correto afirmar que:

A

a capacidade total de ligação do ferro (CTLF) consiste em exame bioquímico mais sensível que a ferritina e diminui na deficiência de ferro, mas aumenta em um processo inflamatório.

B

a dosagem de ferro sérico reflete a quantidade de reserva de ferro do corpo que, em geral, apresenta-se diminuída na anemia ferropriva.

C

o teste de transferrina reflete a fração do ferro corporal que circula primariamente ligado à proteína transportadora específica de ferro que se apresenta reduzida na anemia ferropriva.

D

o exame de ferritina dosa a proteína transportadora de ferro no sangue que se encontra aumentada na carência de ferro.

E

o teste da transferrina ou da TIBC (Total Iron Binding Capacity), juntamente com a dosagem de ferro sérico, permitem o cálculo do Índice de Saturação de Transferrina (IST), que geralmente se apresenta diminuída na anemia por deficiência de ferro.