Érico recebeu prescrição para uso do medicamento tetraciclina, evoluindo com náusea no terceiro dia de tratamento. Sua tia, Mônica, indicou que ele ingerisse o comprimido com leite ao invés de água, para reduzir a agressão ao estômago, pois esse era o motivo das náuseas. Analisando a situação, considera-se que:
Mônica estava correta em sua indicação, pois o leite altera o pH ácido gerado pelo medicamento reduzindo a ocorrência do efeito colateral e melhorando a absorção do medicamento.
Érico não deveria fazer a ingestão do medicamento com leite, pois não há nenhuma relação entre a ingestão do medicamento e o aparecimento de náusea, sendo um fator de cunho psicológico.
Érico fez bem em ingerir o medicamento com leite, pois irá promover alterações no coeficiente de ionização, aumentando o número de partículas não ionizadas que serão absorvidas.
Mônica estava errada em sua indicação, pois o uso de água ou leite para ingestão do referido medicamento é irrelevante. Érico só não deve esquecer os horários de administração do medicamento.
Érico não deveria fazer a ingestão do referido medicamento com leite, pois promove a formação de quelatos, interferindo na absorção do fármaco.