De acordo com as exigências da Portaria Nº 158, de 04 de fevereiro de 2016, referentes aos exames para triagem de doenças transmissíveis pelo sangue, analise as afirmações seguintes:
I. É obrigatória a realização de exames laboratoriais de alta sensibilidade a cada doação, para detecção de marcadores para as seguintes infecções transmissíveis pelo sangue: sífilis, doença de Chagas, hepatite B, hepatite C, AIDS e HTLV I/II.
II. São testes para detecção de hepatite B a detecção do antígeno de superfície do vírus da hepatite B (HbsAg), detecção de anticorpos contra o capsídeo do HBV (anti-HBc com IgG ou IgG + IgM) e detecção de ácido nucleico (NAT) do HCV.
III. Os laboratórios de triagem de doadores de sangue para infecções passíveis de transmissão sanguínea trabalharão com os tubos primários, colhidos diretamente do doador, até a fase de pipetagem das amostras nas placas ou nos tubos das estantes para a reação.
IV. Nos casos de soroconversão com confirmação dos resultados iniciais reagentes (positivo ou inconclusivo) para Anti-HIV, Anti-HCV, HBsAg ou Anti-HTLV I/II, realizar-se-á a investigação de retrovigilância da última doação com triagem sorológica não reagente e todas as doações realizadas até 6 (seis) meses antes desta.
V. Os resultados dos exames de triagem dos doadores quando forem feitos em serviço de hemoterapia diferente daquela em que ocorreu a doação, o envio dos resultados poderá ser feito por transmissão verbal ou por via telefônica.
A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:
I, III, IV e V
III e IV
I, II e IV
I, III e IV
I, II e V