Considere o seguinte texto:
“A estabilidade é definida como o tempo durante o qual a especialidade farmacêutica, ou mesmo a matéria-prima considerada isoladamente, mantém, dentro dos limites especificados e durante todo o período de estocagem e uso, as mesmas condições e características que possuía quando da época de sua fabricação. Pode também ser definida como o período de tempo compreendido entre o momento no qual o produto está sendo fabricado e aquele em que sua potência está reduzida a não mais do que 10%, desde que os produtos de alteração estejam todos seguramente identificados e, seus efeitos, previamente reconhecidos.” (Adaptado de: SILVA et al., 2009. RevCiêncFarm Básica Apl., 2009;30(2):129-135)
A partir das informações apresentadas e de acordo com seus conhecimentos, assinale a alternativa CORRETA em relação à estabilidade dos medicamentos
A estabilidade física dos medicamentos diz respeito à manutenção da integridade e potência do fármaco.
Dentre os fatores intrínsecos que podem influenciar a estabilidade dos medicamentos, pode-se citar o tipo e as propriedades dos materiais de embalagem, a temperatura, a umidade e a luz.
O metabissulfito de sódio e o EDTA são exemplos de excipientes que podem ser adicionados à forma farmacêutica visando impedir reações de oxi-redução do fármaco.
As reações químicas em formas farmacêuticas sólidas são relativamente mais rápidas quando em comparação às formas farmacêuticas líquidas.
Não é possível detectar a instabilidade de fármacos nas formulações farmacêuticas por alterações na aparência física ou características organolépticas das preparações.