As provas de coagulação constituem conjunto de análises que contribuem na identificação de distúrbios hemorrágicos, sendo amplamente solicitados em condições pré-cirúrgicas. Quanto às provas de coagulação, julgue as assertivas a seguir, indicando V, nas verdadeiras, e F, nas falsas, e assinale a opção que indica a sequência CORRETA.
( ) O teste do tempo de coagulação (TC) consiste em análise laboratorial de alta sensibilidade que permite a avaliação da hemostasia primária e secundária, sendo, por isso, considerado padrão ouro na análise da via intrínseca da cascata de coagulação.
( ) O ensaio de verificação do tempo de atividade da protrombina (TAP) permite avaliação da via extrínseca de coagulação, sendo amplamente utilizado no controle da terapia de anticoagulação com heparina.
( ) A dosagem de fibrinogênio tem relevante importância clínica na investigação de casos de deficiência congênita ou adquirida deste fator de coagulação. Além disso, os níveis desta proteína podem alterar outras provas laboratoriais, provocando, por exemplo, diminuição no tempo de hemossedimentação.
( ) O tempo de tromboplastina parcial ativada (TTPa) consiste em ensaio que avalia a via intrínseca da cascata de coagulação, sendo utilizado no monitoramento da atividade de fatores de coagulação dependentes de vitamina K.
V, V, F, F.
V, F, F, V.
F, V, V, V.
F, F, V, F.
F, V, F, V.