Questão de concurso
1
Q1439033
Farmácia Formulações farmacêuticas
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2019
Banca: Instituto AOCP -
Prova: Instituto AOCP - UFPB - Universidade Federal da Paraíba - Técnico - Área: Farmácia

As cápsulas de gelatina dura são as formas farmacêuticas mais preparadas em farmácias de manipulação e uma das formas farmacêuticas de maior frequência nas administrações orais. Sobre a manipulação das cápsulas de gelatina dura, assinale a alternativa correta.

A

As cápsulas duras podem ser manipuladas em até quatro tamanhos distintos, de acordo com o volume desejado. O volume do princípio ativo utilizado depende de sua densidade e compressibilidade.

B

Para evitar que as cápsulas gelatinosas duras apresentem aspecto quebradiço, excesso de dureza e dificuldade de manipulação, os invólucros devem apresentar certa porcentagem de água, usualmente 30 a 35%.

C

O processo de manipulação de cápsulas duras envolve os seguintes procedimentos: pesagem, moagem ou tamisação dos pós, mistura, enchimento das cápsulas, limpeza externa, acondicionamento e rotulagem. Os componentes da fórmula a ser manipulada devem ser pesados em conjunto.

D

As cápsulas duras são comumente preenchidas com o princípio ativo prescrito e um pó inerte (excipiente). O excipiente deverá permitir a correta liberação do princípio ativo, proporcionar uma cápsula com uniformidade de peso e teor e garantir a estabilidade da preparação durante todo o prazo de validade.

E

Para o controle de qualidade das cápsulas duras, são obrigatórios os seguintes ensaios: aspecto, caracteres organolépticos, peso médio e uniformidade de conteúdo do princípio ativo, para todos os lotes produzidos.