Em relação às diferentes vias de administração no emprego de medicamentos, é correta a afirmação:
Na via subcutânea, a absorção é imediata no caso de soluções aquosas, e é lenta e prolongada no caso de preparações de depósito, sendo inadequada para algumas suspensões pouco solúveis e para instilação de implantes, sendo adequada para grandes volumes.
Na via intravenosa, a absorção de medicamentos é difícil, os efeitos podem ser imediatos; há pouco risco de efeitos adversos e a absorção é inadequada para soluções oleosas ou substâncias pouco solúveis.
Na via intramuscular, a absorção é lenta no caso das soluções aquosas, e é rápida no caso de preparações de depósito, sendo adequada para volumes moderados, veículos oleosos e algumas substâncias irritantes.
A via oral é a mais econômica e a mais conveniente, sendo, geralmente, também a mais segura, entretanto, depende da adesão do paciente; a absorção do medicamento depende de muitos fatores e a biodisponibilidade pode ser errática.
Por via retal, o efeito de primeira passagem no fígado é maior do que pela via oral, entretanto, a absorção retal pode ser irregular e incompleta e alguns recursos farmacotécnicos podem melhorar a absorção por esta via.