Os métodos titulométricos ou titulometria são procedimentos quantitativos que se baseiam na medição de quantidade de um reagente que possui concentração conhecida e é consumido pelo analito (substância sendo analisada) até a completa reação do mesmo.
A respeito da Titulometria volumétrica assinale a alternativa correta:
Este procedimento analítico envolve a medida do volume de um reagente de concentração conhecida, chamada solução padrão ou titulante, que é consumido pelo analito, chamado de titulado. Sabemos que a reação chegou, ao final, quando há o que chamamos de ponto de viragem, ou ponto de equivalência, que corresponde ao ponto, onde a quantidade de titulante adicionada equivale, exatamente, à quantidade de analito.
Também conhecida como acidimetria ou alcalimetria, neste método realiza-se a titulação de uma solução de ácido com um titulante básico (acidimetria) e realiza-se a titulação de uma solução básica com um titulante ácido (alcalimetria). O ponto de equivalência é visível com a utilização de indicadores ácido-base, como a fenolftaleína, por exemplo, e se torna visível por meio da mudança de pH do titulado.
Este tipo de titulometria baseia-se na formação de complexos solúveis. Normalmente, utiliza-se o EDTA (Sal dissódico do ácido etilenodiaminotetracético) como reagente. Esta titulação é utilizada para realizar a titulação de quase todos os metais, e envolve a reação onde um íon metálico e um agente ligante (EDTA) formam um complexo, suficientemente, estável.
Este tipo de titulometria baseia-se, na transferência de elétrons por meio de agentes oxidantes ou redutores. Normalmente, utiliza-se soluções argentimétricas, como a solução padrão de nitrato de prata e uma solução de tiocianato de potássio ou amônio.
Esse método recebe nomes específicos de acordo com a substância utilizada nas determinações.