Numa pesquisa de fator antinuclear por imunofluorescência, é feita uma diluição seriada das amostras positivas somente após se ter realizado a triagem na diluição 1/20. Supondo-se que a amostra abaixo tenha sido diluida até o título de 1/1280, a diluição terá ocorrido quando:
se coloca 10 µl da amostra mais 190 µl de diluente no primeiro tubo e 100 µl de diluente nos demais; se homogeneíza o primeiro e se transfere 100 µl para o próximo tubo e novamente se homogeneíza e se transfere deste em diante até o último, desprezando-se o volume restante.
se adiciona 10 µl da amostra mais 200 µl de diluente no primeiro tubo e 210 µl de diluente nos demais; se homogeneíza o primeiro e se transfere 210 µl para o próximo tubo e novamente se homogeneíza e se transfere deste em diante até o último, desprezando-se o volume restante.
se coloca 19 µl da amostra mais 100 µl de diluente no primeiro tubo e 100 µl de diluente nos demais; se homogeneíza o primeiro e se transfere 100 µl para o próximo tubo e novamente se homogeneíza e se transfere deste em diante até o último, desprezando-se o volume restante.
se adiciona 20 µl da amostra mais 200 µl de diluente no primeiro tubo e 100 µl de diluente nos demais; se homogeneíza o primeiro e se transfere 100 µl para o próximo tubo e novamente se homogeneíza e se transfere deste em diante até o último, ficando-se com o volume dobrado.
se coloca 10 µl da amostra mais 190ml de diluente no primeiro tubo e 100 µl de diluente nos demais; se homogeneíza o primeiro e se transfere 100ml para o próximo tubo e novamente se homogeneíza e se transfere deste em diante até o último, desprezando-se o volume restante.