Questões de Concurso #1589501
1
Q1589501
Farmácia Farmacologia do Sistema Nervoso Central e Periférico
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2020
Banca: Centro de Instrução e Adaptação - CIAAR
Prova: CIAAR - Aeronautica - Ministério da Defesa - Aeronáutica - Oficial Farmacêutico (EA-CAFAR) - Especialidade: Farmácia Hospitalar

No mundo inteiro, a depressão é uma importante causa de incapacidade e de morte prematura. A descoberta no final da década de 50 de fármacos antidepressivos trouxe um avanço importante no tratamento e no entendimento de possíveis mecanismos subjacentes aos transtornos depressivos. Tornou a depressão um problema médico passível de tratamento, semelhante a outras doenças como o diabetes e a hipertensão arterial. Atualmente os antidepressivos, preferencialmente, são classificados em função da ação farmacológica, mais útil na prática clínica.

Considere a classificação dos antidepressivos e informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir.


( ) Moclobemida é um antidepressivo Inibidor da Monoamino Oxidase (IMAO) seletivo que se liga de forma reversível à MAO A.

( ) Amitriptilina e imipramina são antidepressivos Inibidores da Monoamino Oxidase (IMAOs) não seletivos que se ligam de forma irreversível às MAOs A e B.

( ) Venlafaxina e duloxetina são antidepressivos inibidores não-seletivos da captação de aminas (Inibidores da Captura de Serotonina/Noradrenalina ou “ICSNs”).

( ) Mirtazapina é um Antidepressivo Noradrenérgico e Específico Serotoninérgico (ANES) sua ação se dá através do aumento da atividade noradrenérgica e serotonérgica central.

( ) Fluoxetina, fluvoxamina e amitriptilina são Antidepressivos Tricíclicos (ADTs) que atuam bloqueando a recaptura das aminas pelas terminações nervosas por competição pelo sítio de ligação do transportador de aminas.


A sequência correta é

A

(V); (F); (V); (V); (F).

B

(F); (V); (F); (V); (F).

C

(V); (V); (F); (F); (V).

D

(F); (F); (V); (F); (V).