Os estudos observacionais são aqueles em que “a natureza determina o curso”, ou seja, o investigador não intervém, só observa e mede as variáveis. São muito úteis em atenção à saúde pois são menos dispendiosos e fornecem informações úteis para ações gerenciais e clínicas.
Acerca desse tipo de estudo e dos respectivos desenhos metodológicos, assinale a alternativa correta:
Os estudos transversais são aqueles em que a exposição e o efeito são mensurados ao mesmo tempo, uma única vez, resultando em dados de prevalência.
Os estudos de caso e controle são prospectivos e mostram a relação entre o uso de um medicamento (causa) e um evento adverso (efeito).
Nos estudos de coorte, os pacientes são divididos em dois grupos, por meio de randomização, e acompanhados por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores, os quais têm pleno controle das intervenções realizadas.
Os vieses são erros aleatórios que acontecem em qualquer estudo observacional. Como são inevitáveis, resta ao pesquisador percebê-los e relatá-los como limitações do estudo, no artigo em que o estudo é publicado.
O cálculo da amostra é útil para evitar coleta excessiva de dados, o que gera mais tempo e dispêndio financeiro. Tal cálculo depende do tipo de dado que se queira obter, prevalência ou incidência, independentemente do grau de confiança e da margem de erro.