Imagem de fundo

As interações medicamentosas teóricas e potenciais são aquelas identificadas em estudos...

As interações medicamentosas teóricas e potenciais são aquelas identificadas em estudos de prescrições, como o conduzido em um hospital. No entanto, nem sempre são observadas na prática clínica. Nesse sentido, as consequências clínicas das interações medicamentosas reais precisam ser mais investigadas. Assim, identificando mais adequadamente os medicamentos envolvidos, o farmacêutico pode atuar de forma mais efetiva em intervenções conjuntas com o corpo clínico.

Em relação a esse assunto, caso um farmacêutico identifique uma interação medicamentosa potencial ao analisar uma prescrição médica, qual deve ser a conduta mais adequada?

A

Fazer uma busca em fontes de informação, como o Micromedex®, e categorizar as interações como contraindicadas, graves, moderadas ou menores.

B

Comparar as informações entre as diversas fontes disponíveis, como Micromedex®, Drugs.com, Medscape, bula do medicamento etc, para avaliar o grau de evidência.

C

Não dar muita atenção, uma vez que são interações medicamentosas potenciais e dificilmente acontecem na prática clínica real.

D

Se a interação medicamentosa potencial pertencer à categoria contraindicada ou grave, sugerir a suspensão de um dos medicamentos, preferencialmente o menos importante do ponto de vista terapêutico.

E

Considerar o manejo clínico mais adequado, conforme recomendação da literatura especializada, e orientar a equipe médica acerca da melhor conduta, ou seja, monitorar os eventos adversos, redução de posologia ou retirada de um dos medicamentos.