Os medicamentos distribuídos nos postos de saúde e em outras unidades públicas são adquiridos pelas 3 esferas de governo, sendo que cada esfera de governo deve se responsabilizar por um determinado grupo de medicamentos. Qual das afirmativas abaixo está INCORRETA sobre esta distribuição de deveres?
A insulina humana e os chamados medicamentos estratégicos – incluídos em programas específicos, como Saúde da Mulher, Tabagismo e Alimentação e Nutrição – são obtidos pelo Ministério da Saúde.
Em média, o governo federal repassa 20% do valor dos medicamentos excepcionais, dependendo dos preços conseguidos pelas secretarias de saúde nos processos licitatórios.
Os medicamentos básicos são adquiridos pelas secretarias estaduais e municipais de saúde, dependendo do pacto feito na região.
Os medicamentos excepcionais (aqueles considerados de alto custo ou para tratamento continuado, como para pós-transplantados, síndromes – como Doença de Gaucher – e insuficiência renal crônica) são comprados pelas secretarias de saúde e o ressarcimento a elas é feito mediante comprovação de entrega ao paciente.
Os medicamentos para DST/AIDS são comprados pelo Ministério da Saúde e distribuídos para as secretarias de saúde.