No Brasil, as Boas Práticas de Manipulação (BPM) de medicamentos são regulamentadas pela Resolução nº 67, de 8 de outubro de 2007, da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Considerando as boas práticas de manipulação de medicamentos, analise as afirmativas abaixo.
I. As farmácias devem possuir salas exclusivas para a manipulação de hormônios, antibióticos e citostáticos, dotadas cada uma com antecâmara e com sistemas de ar independentes e de eficiência comprovada.
II. Os funcionários diretamente envolvidos na manipulação de hormônios, antibióticos e citostáticos devem ser submetidos a exames médicos específicos, atendendo ao Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), recomendando-se, ainda, que seja adotado sistema de rodízio no trabalho.
III. A sala destinada à manipulação e ao envase de preparações estéreis deve ser independente e exclusiva para esse fim, possuir pressão positiva em relação às salas adjacentes e ser equipada com filtros de ar que garantam a retenção de partículas e de micro-organismos de acordo com os limites recomendados. Nessa sala, de Classe ISO 7, a manipulação e o envase deverão ser feitos em uma subsala ou sob fluxo laminar, ambos de Classe ISO 5 (100 partículas/pé cúbico de ar).
IV. A regulamentação das Boas Práticas de Manipulação (BPM) de medicamentos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) visa assegurar que padrões mínimos de qualidade sejam seguidos no preparo de medicamentos magistrais. Cabe às autoridades sanitárias a fiscalização periódica dos estabelecimentos que a Resolução nº 67, de 8 de outubro de 2007, da Diretoria Colegiada da Anvisa, abrange, tendo como base o roteiro de inspeção que consta dessa resolução.
V. A manipulação de antineoplásicos e de outras substâncias com reconhecido risco químico deve seguir critérios rígidos de utilização de equipamentos de proteção coletiva (cabine de segurança biológica) e individual, procedimentos de conservação e transporte, prevenção e tratamento em caso de acidentes, de acordo com legislação específica.
É CORRETO o que se afirma em
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, III e V, apenas.
II, III, IV e V, apenas.
I, II, III, IV e V.