A hemólise representa uma importante fonte de erro associada à fase laboratorial pré-analítica. Nesse processo, não apenas a hemoglobina é liberada, mas também outros componentes do citoplasma eritrocitário. Nesse contexto, assinale a alternativa correta no que diz respeito à interferência da hemólise nos exames laboratoriais.
A hemólise pode causar deslocamento de volume, afetando, especialmente, a análise de eletrólitos, devido à turbidez da amostra.
A hemólise libera constituintes intracelulares, como lactato desidrogenase e potássio, resultando em concentrações falsamente mais baixas desses analitos.
A hemólise mascara a hipercalemia elevando o potássio para dentro do intervalo de referência, sem outros sinais de resultados anormais além da hemólise.
A detecção de hemólise é tecnicamente mais difícil em amostras de sangue centrifugadas, as quais são usadas para análise de gases sanguíneos.
A hemólise libera proteases dos eritrócitos que podem degradar proteínas como a insulina e troponina, resultando em concentrações falsamente mais baixas desses analitos.