Imagem de fundo

INSTRUÇÃO: Leia os dados clínicos e laboratoriais a seguir de um paciente hipotético, p...

INSTRUÇÃO: Leia os dados clínicos e laboratoriais a seguir de um paciente hipotético, para responder às questões 03 e 04.


Dados clínicos


Em uma Organização Militar de Saúde, um paciente E. M., 25 anos, masculino, procurou o farmacêutico para uma consulta, queixando-se de intensa disúria, polaciúria, corrimento uretral amarelado, febre e mal-estar. Indagado pelo farmacêutico, relatou relação sexual desprotegida há duas semanas com manifestação inicial dos sintomas três a quatro dias após esse evento.

O farmacêutico suspeitou de uma infecção sexualmente transmissível (1ST} e chamou o médico da guarnição para discutir o caso. Médico e farmacêutico tiveram a mesma opinião sobre o caso e solicitaram exames laboratoriais: bacterioscopia ao Gram de secreção uretral e sorologia para triagem de outras doenças sexualmente transmissíveis (DST) como AIDS, sífilis e hepatites.

Após a liberação do resultado bacterioscópico, imediatamente após a consulta, prescreveu-se ceftriaxona 1 g (IM), azitromicina 1 g (VO) doses únicas e dipirona 1 g para analgesia (VO, 6/6h, se necessário), com melhora significativa do quadro clínico em 3 dias.


Dados laboratoriais


• Resultado do exame de Gram de secreção uretral: numerosos diplococos Gram-negativos intra- e extracelulares, não flagelados, com formato "reniforme". Presença de numerosos polimorfonucleares em lâmina.

• Resultado da sorologia ara DST: não reagente.


Fonte: ALVARENGA, Felipe Queiroz. Relato de casos clínicos vivenciados na Atenção Farmacêutica. São João Dei Rei (MG). 2023.


O profissional farmacêutico deve estar sempre alinhado e procurar conhecer os protocolos médicos utilizados para os tratamentos das principais patologias ocorrentes no seu ambiente de trabalho. As classes farmacológicas dos medicamentos selecionadas são específicas para o tratamento das patologias. Algumas orientações ao paciente sobre possíveis ocorrências de reações adversas devido ao uso de antimicrobianos devem ser dadas, tais como desconforto gástrico, diarreia e fezes amolecidas. Deve-se ressaltar a importância da hidratação corporal e a necessidade de retorno ao farmacêutico ou ao médico diante do aparecimento desses efeitos indesejáveis relacionados ao uso dos medicamentos.


Ceftriaxona. Bula. Disponível em: http://99.99/142bt0. Acesso em: 18 abr. 2023. Adaptado.


Levando em consideração os antimicrobianos prescritos via intramuscular (IM) e via oral (VO) ao paciente E. M., pode-se afirmar que correspondem, respectivamente, a quais classes farmacêuticas?

A

Lincosamida e aminoglicosídeo.

B

Oxazolidinona e betalactâmico.

C

Betalactâmico e macrolídeo.

D

Macrolídeo e quinolona.

E

Sulfonamida e macrolídeo.