Imagem de fundo

Na cirrose ocorre destruição dos hepatócitos e sua substituição por tecido fibroso. Com...

Na cirrose ocorre destruição dos hepatócitos e sua substituição por tecido fibroso. Como resultado da resistência ao fluxo sanguíneo, o paciente pode apresentar hipertensão portal, e consequentemente, desenvolver varizes e ascite. A perda dos hepatócitos e o desvio intra-hepático de sangue leva à diminuição das funções metabólicas e de síntese do fígado, culminando em encefalopatia e coagulopatia.


Sobre os medicamentos utilizados no manejo das complicações da cirrose, marque a alternativa CORRETA:

A

A lactulose auxilia na redução das concentrações sanguíneas de amônia e o objetivo terapêutico é definido com base nas evacuações diárias.

B

O bisoprolol e o nebivolol são os β -bloqueadores de primeira escolha para manejo de hipertensão portal e profilaxia para sangramento de varizes esofágicas.

C

Para manejo de ascite em pacientes com cirrose são utilizadas baixas doses de espironolactona e altas doses de furosemida para minimizar o risco de hipocalemia.

D

O uso de norfloxacino para prevenção de peritonite bacteriana espontânea não é mais recomendado pelo risco de indução de resistência microbiana ao medicamento.