Questão de concurso
1
Q493044
Farmácia Assistência Farmacêutica.
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2012
Banca: Fundação Guimarães Rosa - FGR
Prova: FGR - Prefeitura de Lagoa da Prata - Farmacêutico

A Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) serve de instrumento básico para a elaboração das listas estaduais e municipais de medicamentos, segundo sua situação epidemiológica e contempla um elenco de produtos necessários ao controle preventivo da maioria das patologias prevalentes no país. Considerando a informação acima, marque a alternativa INCORRETA:

A

A seleção dos medicamentos da RENAME baseia-se nas prioridades nacionais de segurança pública, bem como na economia, biotecnologia, na eficácia terapêutica comprovada, na qualidade e na biodisponibilidade dos produtos.

B

As Políticas de Medicamentos estabelecem a atualização e a implementação da RENAME como instrumento racionalizador das ações no âmbito da Assistência Farmacêutica.

C

A RENAME tem também o papel fundamental de orientar a política pública de desenvolvimento científico e tecnológico, apontar prioridades nacionais na área de produção de medicamentos e do desenvolvimento tecnológico de insumos estratégicos para a saúde.

D

Garantindo a integralidade do tratamento medicamentoso na forma de linhas de cuidado, definidas nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas, considerando a RENAME, o SUS disponibiliza tratamento medicamentoso para diversas doenças, geralmente, crônicas e de baixa prevalência.