Imagem de fundo

Os diuréticos são fármacos que aumentam a excreção de sódio e de água do corpo por sua ...

Os diuréticos são fármacos que aumentam a excreção de sódio e de água do corpo por sua ação sobre os rins.Oefeito primário consiste em diminuir a reabsorção de sódio e de cloreto do filtrado, sendo o aumento da perda de água secundário à excreção aumentada de sal. Sobre os diuréticos, NÃO se pode afirmar:

A
Os diuréticos de alça são os mais potentes entre todos, atuando sobre o segmento espesso da alça ascendente de Henle e inibindo o transporte do cloreto de sódio para dentro do túbulo e para o exterior do tecido intersticial ao inibir o transportador Na+ /K+ /2Cl- na membrana luminal.
B

Os diuréticos que atuam sobre a parte inicial do túbulo distal possuem ação moderada, diminuindo a reabsorção ativa de Na e do Cl . Eles se ligam ao sítio do cloreto do sistema de cotransporte Na+ /Cl- eletroneutro e inibem sua ação.

C

A espironolactona possui ação diurética limitada, atuando como antagonista da aldosterona que compete pelos receptores intracelulares de aldosterona nas células do túbulo distal. O complexo espironolactona-receptor não se fixa ao DNA, interrompendo os processos de síntese proteica.

D

Diurét icos osmót icos são substâncias farmacologicamente inertes, filtrados no glomérulo, mas que sofrem reabsorção incompleta ou não são reabsorvidas pelo néfron e que consistem em aumentar a quantidade de água excretada, com diminuição na excreção de sódio.

E

Diuréticos que atuam sobre o túbulo proximal causam aumento na excreção de bicarbonato, acompanhado de sódio, potássio e água, com consequente fluxo aumentado de urina alcalina e acidose metabólica leve.