Questão de concurso
1
Q645433
Farmácia Controle de Qualidade
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2013
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB - CESPE CEBRASPE
Prova: CESPE CEBRASPE - SES ES - Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo - Farmacêutico

Tendo em vista que um dos maiores problemas da indústria farmacêutica ainda está em fazer o controle de polimorfismo nos medicamentos, assinale a opção correta acerca desse tema.

A

O controle de qualidade deve assegurar que não haja alterações nas características do cristal entre diferentes lotes de produção, pois tais alterações poderiam influenciar a biodisponibilidade e a estabilidade química e física do medicamento.

B

Diferentes formas polimórficas podem apresentar propriedades físico-químicas e mecanismos de ação farmacológicos distintos.

C

O aparecimento de formas polimórficas durante a síntese e produção de medicamentos representa um grande problema para a indústria farmacêutica, uma vez que formas polimórficas têm sempre a eficácia menor que o medicamento de referência.

D

A forma polimórfica com menor energia livre será a mais estável e apresentará o menor ponto de fusão. A tendência desse cristal é transformar-se na forma metaestável.

E

Polimorfos são fármacos que apresentam cristais com formas (hábitos) diferentes e um mesmo padrão interno de arranjo molecular.