Nos últimos anos, a incidência das doenças fúngicas tem aumentado devido ao aumento dos...

1
Q645634
Teclas de Atalhos
Compartilhar
Ano: 2013
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB - CESPE CEBRASPE

Nos últimos anos, a incidência das doenças fúngicas tem aumentado devido ao aumento dos transplantes e das terapias imunossupressoras. Assinale a opção correta a respeito de micoses sistêmicas.

A

Considere que o foco primário de uma infecção causada pelo Cryptococcus neoformans seja o pulmão, com posterior migração do fungo, causando meningite meningocócica. Nesse caso, é correto afirmar que os pacientes que apresentam meningite criptocóccica possuem hemocultura positiva para esse fungo.

B

A identificação de pseudo-hifas ou leveduras no tecido de pacientes com candidíase é realizada diretamente pelo hidróxido de potássio (KOH).

C

Na identificação de candidíase de mucosa em amostras biológicas de pacientes, os ensaios sorológicos são ferramentas de diagnóstico mais precisas que o ensaio de identificação direta pela coloração com KOH.

D

A coloração de Giemsa do escarro é o padrão-ouro para a determinação das pneumonias por Pneumocystis carinii, apresentando quase 100% de especificidade.

E

Mediante a utilização da tinta da China, o Cryptococcus neoformans pode ser identificado no liquor de 90% dos pacientes com meningite meningocócica.