Questões de Concursos Universidade Federal Fluminense (FEC / UFF)

Ver página FEC / UFF Navegar questão a questão

Questão 490352

Fundação de Saúde de Angra dos Reis - RJ (FUSAR/RJ) 2012

Cargo: Administrador / Questão 24

Banca: Universidade Federal Fluminense (FEC / UFF)

Nível: Superior

ARepública Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado democrático de direito. Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

  • A.

    reduzir a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais.

  • B.

    a soberania e a cidadania.

  • C.

    a liberdade e a dignidade da pessoa humana

  • D.

    promover o bem de todos, sem preconceitos de origem ou raça

  • E.

    os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.

Questão 500861

Fundação de Saúde de Angra dos Reis - RJ (FUSAR/RJ) 2012

Cargo: Inspetor de Alunos / Questão 34

Banca: Universidade Federal Fluminense (FEC / UFF)

Nível: Médio

Observe as afirmações:

Todos os inspetores são atletas.

Alguns atletas fazem dieta.

Portanto, pode-se afirmar que:

  • A.

    algumas pessoas que fazem dieta são atletas.

  • B.

    alguns inspetores não fazem dieta.

  • C.

    todos os inspetores fazem dieta.

  • D.

    todos os atletas fazem dieta.

  • E.

    alguns inspetores fazem dieta.

Questão 490329

Fundação de Saúde de Angra dos Reis - RJ (FUSAR/RJ) 2012

Cargo: Administrador / Questão 1

Banca: Universidade Federal Fluminense (FEC / UFF)

Nível: Superior

Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 15.

Otexto apresenta como tema central:

  • A.

    As descobertas arqueológicas que promoveram a medicina.

  • B.

    A mumificação como processo importante para avançar na anatomia.

  • C.

    Aforte influência religiosa a impedir os avanços da ciência.

  • D.

    As diversas descobertas, como o microscópio, que alavancou a medicina.

  • E.

    A evolução da medicina desde a Antiguidade egípcia e grega até os dias atuais.

Questão 490330

Fundação de Saúde de Angra dos Reis - RJ (FUSAR/RJ) 2012

Cargo: Administrador / Questão 2

Banca: Universidade Federal Fluminense (FEC / UFF)

Nível: Superior

Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 15.

Relacione as conquistas da medicina, mencionadas no texto, aos seus autores:

1. pioneirismo no sintoma das doenças

2. recurso da sangria

3. anatomia humana

4. sistema circulatório do sangue

5. descoberta da importância das bactérias

( )William Harvey

( )Louis Pasteur

( )médicos medievais

( )egípcios

( )gregos

A sequência numérica correta, de cima para baixo, é:

  • A.

    4, 2, 5, 3, 1

  • B.

    3, 1, 4, 2, 5.

  • C.

    2, 3, 1, 4, 5.

  • D.

    1, 4, 3, 5, 2.

  • E.

    4, 5, 2, 3, 1.

Questão 490331

Fundação de Saúde de Angra dos Reis - RJ (FUSAR/RJ) 2012

Cargo: Administrador / Questão 3

Banca: Universidade Federal Fluminense (FEC / UFF)

Nível: Superior

Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 15.

Segundo o texto, a medicina iniciou o seu interesse pelo aspecto científico da doença, no seguinte período:

  • A.

    Idade Média.

  • B.

    Renascimento.

  • C.

    Antiguidade.

  • D.

    Século XVIII.

  • E.

    Século XIX.

Questão 490332

Fundação de Saúde de Angra dos Reis - RJ (FUSAR/RJ) 2012

Cargo: Administrador / Questão 4

Banca: Universidade Federal Fluminense (FEC / UFF)

Nível: Superior

Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 15.

Em relação à construção textual, a expressão destacada em “Os avanços NESTA ÁREA são rápidos...” (parágrafo 7), coesivamente, se refere a:

  • A.

    aparelhos eletrônicos

  • B.

    medicina atual.

  • C.

    informações.

  • D.

    doenças.

  • E. avanços.

Questão 490333

Fundação de Saúde de Angra dos Reis - RJ (FUSAR/RJ) 2012

Cargo: Administrador / Questão 5

Banca: Universidade Federal Fluminense (FEC / UFF)

Nível: Superior

Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 15.

Em “...vontade de descobrir o FUNCIONAMENTO...” (parágrafo 4), o sufixo - MENTO da palavra destacada tem o mesmo significado que na palavra:

  • A.

    acampamento.

  • B.

    armamento.

  • C.

    estabelecimento.

  • D.

    casamento.

  • E.

    alojamento.

Questão 490334

Fundação de Saúde de Angra dos Reis - RJ (FUSAR/RJ) 2012

Cargo: Administrador / Questão 6

Banca: Universidade Federal Fluminense (FEC / UFF)

Nível: Superior

Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 15.

No trecho “Os mumificadores, ao abrirem os corpos dos faraós para retirar as entranhas, conseguiam...” (parágrafo 1), a virgula foi empregada para separar:

  • A.

    o vocativo.

  • B.

    o aposto.

  • C.

    o adjunto adverbial deslocado.

  • D.

    orações coordenadas assindéticas.

  • E.

    palavras de mesma função sintática.

Questão 490335

Fundação de Saúde de Angra dos Reis - RJ (FUSAR/RJ) 2012

Cargo: Administrador / Questão 7

Banca: Universidade Federal Fluminense (FEC / UFF)

Nível: Superior

Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 15.

Em “Foi, CONTUDO, no século XVII, que William Harvey fez...” (parágrafo 5), o conector destacado apresenta o valor semântico de:

  • A.

    adição.

  • B.

    conclusão.

  • C.

    explicação.

  • D.

    alternância.

  • E.

    oposição.

Questão 490336

Fundação de Saúde de Angra dos Reis - RJ (FUSAR/RJ) 2012

Cargo: Administrador / Questão 8

Banca: Universidade Federal Fluminense (FEC / UFF)

Nível: Superior

Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 15.

Observe as frases.

I. O paciente submeteu-se a SESSÕES de sangria, utilizando-se de sanguessugas.

II. Encontrou, na SEÇÃO de remédios, o que procurava para o seu alívio.

O par de palavras SESSÃO / SEÇÃO relaciona-se ao estudo da:

  • A.

    homonímia.

  • B.

    sinonímia.

  • C.

    paronímia.

  • D.

    antonímia.

  • E.

    polissemia.